VAMOS HISTORIAR?

CLIQUE NA BARRA DE FERRAMENTAS ACIMA, NOS MARCADORES POR SÉRIES E NOS LINKS SUGERIDOS.

Pronto, você tem disponível, acesso exclusivo a SITES e BLOGS, VÍDEOS E POSTAGENS para se deleitar com os mais variados conteúdos e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

BONS ESTUDOS!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Expansão territorial Brasil - Resumo

Invasão holandesa no Brasil

Entre os anos de 1630 e 1654, o Nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixação de holandeses. Interessados no comércio de açúcar, os holandeses implantaram um governo em nosso território. Sob o comando de Maurício de Nassau, permaneceram lá até serem expulsos em 1654. Nassau desenvolveu diversos trabalhos em Recife, modernizando a cidade.


Expansão territorial: bandeiras e bandeirantes


Foram os bandeirantes os responsáveis pela ampliação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetram no território brasileiro, procurando índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.


O Ciclo do Ouro: século XVIII


Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio, ele começou a cobrar o quinto. O quinto nada mais era do que um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado na colônia. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição.

A descoberta de ouro e o início da exploração da minas nas regiões auríferas (Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) provocou uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões. Procurando trabalho na região, desempregados de várias regiões do país partiram em busca do sonho de ficar rico da noite para o dia.

O trabalho dos tropeiros foi de fundamental importância neste período, pois eram eles os responsáveis pelo abastecimento de animais de carga, alimentos (carne seca, principalmente) e outros mantimentos que não eram produzidos nas regiões mineradoras.

Desenvolvimento urbano nas cidades mineiras

Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. Foi neste contexto que apareceu um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil : Aleijadinho.
Vários empregos surgiram nestas regiões, diversificando o mercado de trabalho na região aurífera. Igrejas foram erguidas em cidades como Vila Rica (atual Ouro Preto), Diamantina e Mariana.
Para acompanhar o desenvolvimento da região sudeste, a capital do país foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

Fonte: www.suapesquisa.com

14 comentários:

  1. Queria saber qual a relação entre a União Ibérica e a Expansão Territorial do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ação dos bandeirantes contribuiu para a ocupação do interior do território pelos portugueses. A atividade dos bandeirantes foi facilitada pela União Ibérica. Durante esse período, os portugueses não encontraram resistência da parte dos espanhóis, puderam ultrapassar a linha de Tordesilhas e penetrar no continente em busca de metais preciosos.

      Excluir
    2. com a união Ibérica, acabou o tratado de Tordesilhas, sendo assim, a colonia se tornou uma só e facilitou a expansão territorial do Brasil com entradas de bandeirantes, expedições militares, missões jesuíticas e o avanço da pecuária.

      Excluir
  2. Queria saber quem sabe : A consolidação do território colonial português.

    ResponderExcluir
  3. A consolidação do território colonial português, A duas regiões pecuaristas, As missões, os aldeamentos e a ocupação da Amazônia, missão dos Sete Povos, Tratado de Madri, A Igreja na América Portuguesa,A chegada dos Jesuítas e a Pratica Missionária, A catequese nos engenhos, O Ensino Formal e a Expulsão dos Jesuítas das Colônias Portuguesas.

    ResponderExcluir
  4. eu estou no 5º ano B do ensino fundamental

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do artigo e de alguns comentários.

    ResponderExcluir