VAMOS HISTORIAR?

CLIQUE NA BARRA DE FERRAMENTAS ACIMA, NOS MARCADORES POR SÉRIES E NOS LINKS SUGERIDOS.

Pronto, você tem disponível, acesso exclusivo a SITES e BLOGS, VÍDEOS E POSTAGENS para se deleitar com os mais variados conteúdos e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

BONS ESTUDOS!

domingo, 6 de junho de 2010

RENASCIMENTO CULTURAL

Turminha,
Esse resumo serve como roteiro de estudo. Leia-o com atenção e procure aprofundar seus conhecimentos acessando sites, vídeos disponíveis no nosso blog.

A partir do aumento das atividades comerciais, enriquecimento da burguesia, crise do feudalismo e crescimento das cidades, surgiram novas idéias, entre os séculos XIV e XV, a respeito do homem e da sociedade. Este conjunto de idéias foi chamado de “Renascimento” pelo fato de estar baseado no pensamento clássico greco-romano.
O Renascimento tem sua origem na Itália pelo fato de essa ser o berço da civilização romana, além de estar próxima as rotas comerciais do Mar Mediterrâneo, como estudamos anteriormente. Outro fator importante que levou à formação do Renascimento na Itália foi a fuga de sábios e artistas da cidade de Constantinopla quando esta foi conquistada pelos Turcos Otomanos em 1453.

É importante lembrarmos que o movimento cultural da renascença só foi possível graças ao desenvolvimento do comércio e da ação dos Mecenas, pessoas que financiavam as artes.

Vamos destacar as principais caraterísticas do Renascimento:

*Humanismo: valorização das ações dos homens em contraposição ao teocentrismo (Deus no centro do Universo) medieval;

*Racionalismo: explicação do mundo através da razão e não da fé;

*Individualismo: valorização das ações individuais, recebendo influência das práticas comerciais capitalistas que então se iniciavam.

Renascimento artístico:

*Introdução da perspectiva e do movimento;

*Temas abordados nas artes: cenas do cotidiano e da mitologia greco-romana;

*Valorização do corpo humano (nu)

*Valorização das ações humanas: antropocentrismo (Homem no centro do universo) X teocentrismo (Deus no centro do Universo)

Fonte: http://blog.educacional.com.br/fforcato/2008/06/13/p46395/

BONS ESTUDOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário