VAMOS HISTORIAR?

CLIQUE NA BARRA DE FERRAMENTAS ACIMA, NOS MARCADORES POR SÉRIES E NOS LINKS SUGERIDOS.

Pronto, você tem disponível, acesso exclusivo a SITES e BLOGS, VÍDEOS E POSTAGENS para se deleitar com os mais variados conteúdos e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

BONS ESTUDOS!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O FASCÍNIO DA HISTÓRIA


      Fazer uma viagem ao longo da existência humana e na sua essência, para compreendermos o significado de estarmos aqui e de nossa importância como seres transformadores do grande mistério que é a vida, é o meu conceito de História. Costumo dizer para os meus alunos que estudar História é compreender a si mesmo como ser atuante neste longo processo que é nossa passagem pelo planeta Terra. Tento sempre fazer com que os mesmos compreendam que, mais do que o passado, a história é o presente, que está enraizado no nosso dia-a-dia e em tudo que nos cerca e que para que nós possamos compreender o presente é necessário fazermos uma viagem no tempo.
    Como professora de história, procuro desmitificar que História é uma disciplina decoreba e chata. Como faço isso? Trazendo-a para nossa realidade e procurando todos os significados possíveis para que nossos alunos compreendam a sua participação enquanto ser histórico produtor de sua própria história.
   Nas explicações e avaliações, estou sempre colocando temas atuais para que o aluno faça um paralelo com o passado e explique o que mudou, por que mudou e o que poderá mudar. Procuro sempre incentivá-lo à leitura e à organização dos seus estudos, pois, existe aluno que não organiza seus estudos de forma ordenada, principalmente na disciplina de História, que requer um tempo dedicado à leitura e à compreensão.
     Sou professora de história e amo de paixão a minha profissão. É esse o meu desafio: fazer com que meus alunos aprendam a dar valor a essa disciplina que é tão importante para nosso entendimento como ser transformador desse grande milagre que é a vida humana.
                         Um forte abraço a todos.
                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário