VAMOS HISTORIAR?

CLIQUE NA BARRA DE FERRAMENTAS ACIMA, NOS MARCADORES POR SÉRIES E NOS LINKS SUGERIDOS.

Pronto, você tem disponível, acesso exclusivo a SITES e BLOGS, VÍDEOS E POSTAGENS para se deleitar com os mais variados conteúdos e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

BONS ESTUDOS!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

PENSAR NO SIGNIFICADO DA GUERRA FRIA...

      A Guerra Fria surge como consequência da Segunda Guerra Mundial. As bombas atômicas jogadas nas vítimas inocentes de Hiroshima e Nagasáqui, não eram mais que uma demonstração dos EUA à União Soviética do seu poder e potencial de destruição. A Conferência de Potsdam, já definia com a divisão da Alemanha, o clima de tensão existente no pós guerra. Isso devido ao fato que, durante o conflito, o Exército Soviético à medida que ia derrotando os nazistas ia também impondo o seu sistema político aos países libertados pelo mesmo. Isso significou uma ameça, manifestada no discurso de Winston Churchil, primeiro ministro inglês, quando afirmou que uma "Cortina de Ferro" tinha dividido a Europa em dois modelos econômicos distintos, chamando a atenção para o mundo capitalista, do chamado "perigo vermelho" e levando o Presidente dos EUA Henry Truman a declarar, escancaradamente, o desejo dos EUA de conter o avanço comunista a qualquer preço. E que preço!!! Elaborou o Plano Marshal, para recuperação econômica dos países envolvidos no conflito, inclusive os comunistas. Criaram a  Otan, braço armado para defesa dos interesses capitalistas, a CIA para espionar os soviéticos, a corrida armamentista, espacial e a propaganda para exaltar os valores capitalistas e denegrir os valores comunistas.
        E a URSS como reage a tudo isso? Com a mesma moeda. Criaram o COMECON (espécie de Plano Marshall soviético); o Pacto de Varsóvia e a KGB versus Otan e CIA, respectivamente e, nos demais, idem, idem, idem.
        O que realmente representou a Guerra Fria?
         "Guerra improvável, paz impossível" como bem a definiu o sociólogo e historiador francês, Raymond Aron. Guerra improvável, pois ambas temiam se enfrentarem porque isso representaria pôr fim a humanidade. Paz impossível, pois são sistemas ideológicos, políticos e econômicos totalmente opostos.
        A Guerra Fria foi, sem sombra de dúvidas, uma ameça fictícia entre duas superpotências, que nunca se enfrentaram em campo aberto, mas levou o mundo a uma tensão de guerra a qualquer momento. Dois modelos de economia (capitalismo x socialismo) que queriam lucrar e expandir, espalhando, através da propaganda e de intervenções militares, o terror de um confronto bélico e nuclear entre ambas. Passaram a financiar e investir tecnologias em países de Terceiro Mundo, como forma de transformá-los em quintais de suas hipócritas e chauvinistas ideologias e o pior de tudo, deixando esses países subservientes, individados e dependentes de suas economias, a exemplo do nosso país.
        Pois é meus caros. Assim se constrói a história. Quando os grandes tendem a ditar as regras, atendendo seus próprios interesses em detrimento do bem estar geral da humanidade.
        Eis aqui a sublime função dos professores/educadores: Formar líderes que transformarão o mundo e que evitem essa espécie de engodo que traz prejuízos severos à vida e ao planeta como um todo.

BONS ESTUDOS!!!
Professora Ana Maria
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário