VAMOS HISTORIAR?

CLIQUE NA BARRA DE FERRAMENTAS ACIMA, NOS MARCADORES POR SÉRIES E NOS LINKS SUGERIDOS.

Pronto, você tem disponível, acesso exclusivo a SITES e BLOGS, VÍDEOS E POSTAGENS para se deleitar com os mais variados conteúdos e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

BONS ESTUDOS!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Globalização

Você sabe o que é globalização?

Vou dar um exemplo hipotético: Imagine que você tivesse que viajar para a Europa com as embarcações movidas pela força do vento. Que tempo demoraria? Com certeza meses, não é mesmo? E se fosse escrever uma carta e enviá-la, da mesma maneira, para o Japão? Com certeza, muitos vão pensar, sou mais o avião!! ou a internet.!!
Então!!! O que aconteceu para que essas distâncias fossem encurtadas? Os mapas geográficos mudaram por acaso? Não, com certeza. É A GLOBALIZAÇÃO.

"A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo." (Por Eduardo de Freitas-Graduado em Geografia -Equipe Brasil Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário